Iniciarei o post de hoje lançando uma pergunta: o que é inovar?
De acordo com dicionários, inovar nada mais é que renovar, introduzir no mercado ao novo.
Hoje, muitas empresas buscam por inovações, visam criar novos produtos, mas será que qualquer empresa que desenvolve um produto é inovadora?
Não.
Vou citar um case de uma empresa que está no mercado há muitos anos, a 3M.
A 3M foi fundada em 1902 em Minnesota, região dos Grandes Lagos (EUA), atuando na exploração de minérios, porém, notando que não seria rentável, os cinco homens de negócio que criaram a empresa, trocaram de segmento, três anos depois, trabalhando com abrasivos.
Em 1910, a 3M localizava-se já na capital de Minnesota com grau elevado de qualidade em seus produtos e foi crescendo, sendo o que é hoje.
A 3M usa da filosofia de empresa inovadora, ou seja, segundo o Gerente de Marketing da 3M, "não basta criar um único produto inovador, mas sim criar vários, sendo os mesmos úteis a nossos consumidores".
É dessa maneira que a 3M se encontra no mercado, sendo uma empresa de base científica, com setor de pesquisa especializado, contendo mais de 7 mil profissionais para este fim.
A empresa atinge faturamento anual de cerca de 23 bilhões de dólares (base de 2009) com seus 75 mil colaboradores.
Vale destacar um produto inovador da 3M, o post-it, lembrete criado em 1968 por Spencer Silver, "descoberto" somente em 1979 por Art Fry, graças ao banco de idéias da empresa.
Baseado no tradicional bloquinho amarelo, hoje, a linha do post-it conta com cores diferenciadas (neon), blocos de papel reciclado, junto com canetas, enfim, sempre inovando.
"Todas as inovações eficazes são surpreendentemente
simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode
receber é haver quem diga: isto é óbvio. Por que não pensei
nisso antes?”
Peter Drucker
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e em breve, responderei para você.