segunda-feira, 13 de junho de 2011

Merchandising no PDV

Boa tarde a todos!!!

Depois de muito tempo sem postar nada em meu blog, agora voltei a postar!!! \o/

O assunto que abordarei hoje é relacionado a algo que tenho me dedicado por longas horas dos meus fins de semana nos últimos meses.


Estou desenvolvendo minha monografia para concluir minha pós-graduação e o meu tema é: A importância do merchandising no ponto de venda com foco no setor supermercadista, ufa! rs

Assim como o tema, o conteúdo é a ser abordado é grande, mas não quer dizer que seja complexo.

Merchandising é uma das ferramentas de marketing utilizada em diversos pontos de venda (PDV) para atrair cada vez mais novos clientes e consumidores e fidelizar os já existentes.

São várias as formas de atrair um consumidor ao PDV, das quais podemos citar: comunicação visual, aroma, som e iluminação.

A comunicação visual consiste de peças gráficas, ou seja, banners, cartazetes, letreiros, displays, adesivos e outras tantas peças.

O aroma é outra estratégia usada pelas empresas, uma vez que, nosso sentido mais aguçado é a visão e posteriormente, nosso olfato. Por isso que é um recurso bastante utilizado. Há até empresas especializadas em criar aromas característicos.

O som é um instrumento que pode acelar ou desacelerar as compras no PDV, ou seja, se a música estiver mais lenta, a possibilidade das pessoas fazerem suas compras mais calmamente é maior.

A iluminação deve ser levada em conta do tipo de produto, por exemplo, em uma loja de jóias, é bastante usado uma iluminação focal para atrair o olhar do cliente em determinada peça. Já em lojas de maquiagem é aconselhável não usar de lâmpadas fluorescentes para que as cores das maquiagens não se altere na pele da cliente.

Além disso, você pode fazer estudos quando a "layoutização" de sua loja.

Realmente é um estudo bastante abrangente, o que impossibilita de ser relatado em maiores detalhes nesse post, mas de maneira geral, essas são algumas das estratégias do merchandising.

Vale a pena destacar que é necessário ser feito um estudo cauteloso, antes de implantar qualquer uma dessas ferramentas, pois, se usadas de forma incorreta, poderão causar efeito contrário em seus consumidores.


Maiores esclarecimentos podem ficar a vontade em comentar. Podemos trocar informações.

E se quiserem me indicar links, livros relacionados para contribuir para meu projeto, para minha monografia, todo conteúdo será muito bem aceito.

Obrigada a todos e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e em breve, responderei para você.