Hoje em dia, poucas são as pessoas e as empresas que ainda não estão inseridas no mercado virtual, ou seja, de maneira geral, todos estão conectados às redes sociais e, principalmente, possuem um site.
Mas, para quê ter um site?
A principal função de um site é expor a sua empresa, mostrando os serviços, dados para contato e outras informações pertinentes aos seus clientes.
O site é a porta de entrada, por exemplo, para muitas agências mostrarem os trabalhos desenvolvidos, o que chamamos de portfólio. Aliás, para os designers, esse também é um excelente caminho.
Demanda de investimento para um site
Em se tratando de valores, um site pode custar de zero a dez mil reais – ou muito mais, já que não existe uma tabela de preços fixa. Existem, sim, profissionais liberais e empresas que desenvolvem esse tipo de serviço e cobram valores de acordo com critérios muito subjetivos, cabendo a você optar pelo que melhor se enquadrar ao seu perfil, considerando o custo-benefício.
Os primeiros passos
Se atualmente você não está em condições de contratar um profissional ou uma empresa que possa estruturar o seu site, e criar algo personalizado, uma premissa básica é não deixar de estar na internet, mesmo que seja através de um site gratuito, utilizando, por exemplo, a plataforma da UCOZ.
A uCoz
Para quem não conhece, a UCOZ surgiu no ano de 2005 e está com 9 anos já, ganhando cada vez mais espaço no mercado.
Ao todo, a COZ tem mais de um milhão de sites desenvolvidos e ativos através de sua plataforma que, ano a ano, vem sendo melhorada e atraindo mais clientes de todos os lugares do mundo, principalmente por dar suporte a pessoas de nacionalidades diferentes, uma vez que é possível criar um site, escolhendo entre 16 idiomas. Fantástico, não?
Essa ferramenta é gratuita para o plano de usuário free (livre). Agora, existem planos que são pagos, o que não impede de se ter um site, já que existe a opção inicial para membros gratuitos.
Como funciona a uCoz?
A UCOZ não é uma ferramenta difícil de ser trabalhada e por isso é oferecida gratuitamente. É claro que para quem quer trabalhar com programação, por exemplo, pode adquirir outros planos que a UCOZ possui e aí sim é preciso ter mais conhecimentos na área. Do contrário, é bastante simples mexer com a plataforma.
Se cadastrando, você terá inclusive uma hospedagem para colocar seus arquivos. Ainda que pequena, mas você terá de forma gratuita. Basta efetuar seu cadastro e pronto, seu site poderá ser iniciado em pouquíssimos minutos.
Criando uma conta na UCoz
Você precisará inicialmente efetuar o seu cadastro a partir do seguinte link http://www.ucoz.com.br/register.
Ao acessar essa página, você deverá colocar um e-mail e senha válidos para continuar a preencher algumas informações e efetuar seu cadastro junto a plataforma da UCOZ.
Criando seu site na uCoz
Após ser criada a sua conta, você poderá acessá-la quando for preciso realizar suas atualizações.
É importante ressaltar que, na UCOZ, você encontra mais de 250 templates disponíveis, totalmente gratuitos. Além disso, com essa plataforma você consegue fazer um backup de dados, quando necessário, afinal de contas, essa é uma estrutura hiper moderna.
Por isso, não deixe para depois. Crie sua conta, escolha o seu template e dê vida ao sonho de ter um site.
Essa é uma plataforma que possui infinitas coisas a serem desvendadas. São muitas as opções, os planos, enfim, informações suficientes para você construir seu site com qualidade.
Diferenciais da plataforma
A equipe que poderá lhe dar suporte em dúvidas e que implementa a UCOZ é baseada em jovens que adoram inovar. Por isso, tenha certeza de que trabalhando com essa plataforma, você terá contato com tudo que há de mais novo no mercado de sites. Além disso, em caso de dúvidas, você terá à sua disposição também um guia de usuário e manuais que ajudarão na construção do seu site.
Num primeiro momento é vantajoso investir nessa ferramenta, no caso de não ter verba para ter algo personalizado.
Outro diferencial é que a UCOZ trabalha sempre para garantir o máximo de segurança na web para você, através da configuração de permissões de usuários, sistema de senhas funcional, ajudam ao combate do spam e ainda, protegem seus dados.
Dicas
Caso você não se adapte a essa plataforma, é possível tentar trabalhar com outras existentes. Uma sugestão é a Webnode, uma plataforma onde você também pode escolher, entre milhares de templates gratuitos, o que mais lhe agrada e, ainda, pode criar as páginas que desejar, inserindo textos e imagens, ou seja, tudo o que um site realmente precisa.
Não se deve esquecer que é sempre bom ter algo personalizado, o que confere valor agregado a um site. Assim, já que você deixará de pagar por uma hospedagem e um registro de domínio, poderá priorizar a personalização de algumas áreas em seu site, como por exemplo, a criação de banners, que costumam chamar a atenção, atrair visitantes e futuros clientes e, por isso precisam ter uma produção de qualidade.
Portanto, se você não tem como investir em algo personalizado, de imediato, não fique sem um site. Crie um, de forma gratuita, mas não deixe de contatar um designer para auxiliá-lo e melhor direcioná-lo quanto à sua identidade visual.
Aposte nessas dicas e leve seu negócio para o mundo virtual, através de seu site!
muito interessante o conteúdo, não conhecia esse site, obrigadooo!
ResponderExcluirBoa noite.
ExcluirDe fato, a UCOZ é uma ferramenta que pode ajudar na criação de seu site.
Visite sempre o blog e acompanhe essa e outras dicas. Tem as redes sociais também.
Obrigada pelo feedback.
É de graça mesmo? Ou depois de algum tempo começam a cobrar?
ResponderExcluirOi, Marcos. É de graça sim.
ExcluirExistem alguns planos que você paga valores variados, mas só se quiser mais espaço, por exemplo. Do contrário, se quiser algo mais básico, você consegue sim ter um site gratuito e de graça.