terça-feira, 23 de outubro de 2012

FERRAMENTAS PHOTOSHOP PARTE 1



Para não ficar muito exaustivo, vou dividir em partes a explicação sobre as ferramentas do Photoshop, ok?

Bom, conforme havia mencionado na postagem anterior, geralmente, no lado esquerdo do programa fica a barra de ferramentas que você muito utilizará em seus projetos.

A primeira das ferramentas tem um desenho de uma setinha e o direcional que tem a função de MOVER qualquer objeto que criar na área de trabalho. Para quem gosta de teclas de atalho, para acioná-la, basta clicar "v".


Vale ressaltar que, na parte superior há outras opções para as ferramentas utilizadas. No caso da ferramenta de mover, ao utilizá-la, você pode ou não habilitar para que o objetivo fique ou não selecionado. Para isso há duas opções com check box no menu superior, sendo a primeira "seleção automática" e a segunda "mostrar". Particularmente, eu prefiro trabalhar com as duas selecionadas, mas cabe a você verificar o melhor.

A segunda ferramenta que possui um pontilhado de um quadrado chama-se FERRAMENTA LETREIRO, cuja tecla de atalho é o "M". Se repararem, nessa ferramenta há uma setinha preta bem pequena. Tente clicar em cima da mesma e segure. Assim, você verá que essa ferramenta lhe dá outras opções, ou seja, não só o quadrado pontilhado, mas também o círculo e outras duas formas.

Com essa ferramenta, você consegue fazer seleções de várias formas. Se pegarmos como exemplo o quadro, faça um teste: desenhe o seu quadrado e verá uma seleção. Olhe nas suas camadas (F7) e verá que nada foi criado, pois por enquanto você fez apenas uma seleção. Após essa verificação, crie uma camada.

Caso não saiba como criar uma camada, é simples: na aba das camadas, embaixo, há alguns ícones. O ícone de criar camada é o sexto da esquerda para a direita ou então, o primeiro ao lado da lixeirinha.

Após criar a sua camada e já estando com a seleção feita, clique numa ferramenta de um baldinho (G) e clique dentro da sua seleção. Pronto! Agora, você já sabe como criar seleções e pintá-las, sendo que isso é válido para outras formas também, como o círculo.

Notem que, ao clicar na ferramenta letreiro, as opções no menu superior também mudam. Na opção difusão, você consegue controlar em pixels e até em centímetros quanto quer deixar a sua forma mais arredondada, no exemplo do quadrado.

Para não ficar algo muito extenso, paramos por aqui, pois apesar de ser pouco, é interessante que você abra o software, teste as ferramentas e vá interagindo com o software e até aproveitando para descobrir algo a mais.

No próximo, publico mais ferramentas.

Obrigada.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e em breve, responderei para você.