Para você que é estudante de comunicação ou um profissional da área que precisa estudar questões ligadas a concorrência, o termo ANÁLISE SWOT será muito escutado.
Caso você não saiba, esse é um método muito explicado na grade de cursos de comunicação, como o de Publicidade e Propaganda e explicarei para vocês brevemente.
Antes de iniciarmos o conceito do termo, é importante ressaltar que você poderá ver essa teoria com outros nomes, como FOFA.
O nome SWOT significa strenght - S (força), weaknesses - W (fraquezas), opportunities - O (oportunidades) e threats - T (ameaças). Em português é utilizado o FOFA que seria a mesma coisa (força, oportunidade, fraqueza e ameaça).
Essa análise swot é feita para identificar pontos relacionados a questões internas e externas. O que está relacionado somente a empresa está ligado a força e fraqueza. São coisas que dependem apenas da empresa.
Agora, quando falamos em oportunidades e ameaças são itens relacionados ao meio externo, onde entram questões, por exemplo, de concorrência. Assim, o profissional da área acaba tendo que analisar os concorrentes da empresa, independentemente de ser direto ou indireto.
O desenho da mesma é feito geralmente em 4 quadrantes, sendo que forças e fraquezas vêem nos quadrantes superiores, na esquerda e na direita, na ordem mencionado e abaixo, as oportunidades e ameaças.
Resumidamente é isso. Sendo assim, se você quer fazer um planejamento de uma empresa e conhecer bem o ambiente que a mesma se encontra, é de extrema importância fazer uma análise SWOT ou FOFA.
Qualquer dúvida com relação a essa questão, encaminhem para mim.
Obrigada.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e em breve, responderei para você.