Por receber alguns emails, tentarei expor em alguns posts assuntos ligados também a utilização dos softwares. Nesse texto, abordarei o Adobe Photoshop que, como já mencionado, é um software da Adobe.
É com o Photoshop que muitos designers trabalham para dar acabamento em produtos, ajustar fotos, criar layouts de site, artes para email marketing e muito mais.
É com o Photoshop que muitos designers trabalham para dar acabamento em produtos, ajustar fotos, criar layouts de site, artes para email marketing e muito mais.
Bom, para quem nunca abriu esse sotware, darei uma breve explicação sobre o mesmo. De fato, algo bem básico, apenas para familiarizar a quem nunca mexeu e, posteriormente, trabalharemos mais detalhadamente assuntos sobre esse e outros softwares.
Atualmente, o pacote Adobe encontra-se na versão CS6, mas não é todo mundo que utiliza ainda. O bom do Photoshop é que, diferentemente do Corel e do Illustrator, softwares também de design, ele consegue abrir arquivos criados em qualquer versão, sem a necessidade de salvar para a versão que você possui um alguma inferior.
Com o software devidamente instalado em sua máquina, você abrirá o programa. Estando em português, você irá no menu "Arquivo" e em inglês "File" e escolherá a primeira opção que é "Novo" ou "New" em inglês.
Uma janela de propriedades do arquivo se abrirá para que você possa estipular a área de trabalho que utilizará para determinado trabalho, onde você poderá escolhar as unidades de medida (pixels, centímetros e outras). Além disso, você já pode colocar o nome para o seu arquivo, exemplo "Arte 1".
Posterior a altura e largura, você colocará a resolução. Eu, particularmente, utilizo o Photoshop para trabalhos de internet, apenas, então, a minha resolução seria 72 DPI que é o indicado para a internet. Agora, se você estiver utilizando o software para criar algo impresso, mude a resolução (resolution) para 300 DPI que é a qualidade mínima para impressão.
No modo de cor (color mode), se for um trabalho de internet, coloque o padrão RGB de cores. Se for para impressão, a escala utilizada é a CMYK. Há outras opções, mas essas são as mais utilizadas.
A opção de background, refere-se a cor de fundo, da camada inicial e você pode deixar como branco (white) ou transparente (transparent), mas é algo que não tem muita relevância.
Modificado todas essas informações da maneira que desejar, clique em OK e verá a sua área de trabalho no tamanho que colocou na etapa anterior.
Apesar de poder personalizar o software, geralmente a barra de ferramentas fica ao lado esquerdo e o menu ao topo.
Na barra de ferramentas, você verá que é possível fazer milhares de coisas, tais como: cortar, fazer a seleção de círculos, quadrados, fazer formas geométricas e demais formas, criar objetos a partir da utilização da caneta, dar zoom com a lupa, apagar, utilizar a ferramenta de texto, o pincel, o carimbo, efeitos para desfocar, entre outras coisas.
Trabalhar com o Photoshop significa utilizar de CAMADAS (layers). Cada objeto que você criar, uma nova camada será criada também e isso pode ser visto ao clicar F7 e uma aba para as suas camadas será aberta.
Bom, galera, como havia dito, essa foi apenas uma introdução ao software. Aos poucos vou trabalhando para explicar mais detalhadamente sobre cada ferramenta para ampliar os meus conhecimentos e os de vocês, leitores e prováveis desenvolvedores.
O objetivo nessa introdução foi de mostrar a interface do programa e o quanto de funcionalidades o mesmo possui para quem é leigo no assunto.
Caso queiram saber algo específico, não deixem de enviar suas dúvidas e comentários.
Obrigada e até a próxima.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e em breve, responderei para você.