No mundo, sabemos que o idioma principal é o inglês, contudo, sabemos também da existência de outros idiomas, inclusive de dialetos.
Na área da comunicação, assim como em outras áreas, esses "dialetos" também acontecem, já que surgem sempre palavras características e muito usadas no dia a dia de cada profissional.
Áreas como, jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, por exemplo, há muitos exemplos, os quais colocarei alguns abaixo. Veja:
- Briefing: Esse é um termo bastante comum. De maneira geral, um briefing é como um relatório com as informações do cliente. Podemos, por exemplo, ter um briefing de um site, onde será listado todas as páginas do mesmo, bem como o conceito que o cliente quer para o mesmo, entre outras informações.
- Brand: Quando ouvir esse termo saberá que estão falando sobre marcas.
- Feedback: Quando você recebe um feedback, você está recebendo uma resposta, seja ela positiva ou negativa, sobre algum trabalho desenvolvido, por exemplo.
- Freelancer: É a pessoa que desenvolve freelas que são trabalhos temporários, ou seja, a pessoa desenvolve aquele job, sem haver neecssidade de vínculo com a empresa.
- Job: É um trabalho.
- Layout: Desenho do site, desenho de um espaço físico. Alguns profissionais usam o termo "layoutizar", uma mistura de português com inglês, mas que facilmente você ouvirá.
- Mailing list: É uma lista de contatos. (List: lista e mailing: contatos).
- Merchandising: São aquelas ações feitas em PDV (ponto de venda), como aquelas de degustação.
- Release: É um notíciário em formato jornalístico, muitas vezes enviados às mídias.
Existem outras palavras, mas essas são algumas das mais utilizadas na área. Obviamente que outras surgirão e que outras existem.
Deixarei aberto para acrescentarem novos termos da área e até se existir alguma dúvida, questionem.
Obrigada.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e em breve, responderei para você.