Não só para o profissional de comunicação, mas para qualquer comerciante e empresário, o cartão de visita é primordial e essencial.
Muitas pessoas ainda possuem um pensamento primário, aquele que se refere a um cartão produzido em sua própria casa, contendo algumas informações, misturadas, ilegíveis, com clip-arts, enfim, totalmente fora dos padrões.
Pode parecer bobo, mas o cartão de visita é a porta inicial para um futuro contato. É ele que mostrará um pouco mais de você e de sua empresa.
Pode parecer bobo, mas o cartão de visita é a porta inicial para um futuro contato. É ele que mostrará um pouco mais de você e de sua empresa.
A maioria das pessoas já viram diversos cartões de visitas e hoje, facilmente, encontramos pessoas que desenvolvem por preços baratíssimos, contudo, a qualidade fica a desejar.
Um cartão de visitas deve seguir algumas regras básicas do tipo, quantidade de fontes. Utilize no máximo duas fontes em seu cartão, mas preferencialmente, uma e que seja legível. Fontes muito desenhadas podem dificultar a leitura. Cuidado também com o tamanho das fontes. Às vezes, no monitor temos a impressão de que está muito grande ou o inverso, muito pequena. Por isso, após a finalização da arte, vale a pena, fazer uma impressão somente para avaliar o resultado final, antes de encaminhar para a gráfica responsável.
Nele destaca-se, inicialmente, o seu nome e a sua logomarca, ou seja, a empresa. Nada pode ser mais destacado que esses dois itens.
Os cartões, geralmente, são produzidos em tamanho padrão de 9 x 5cm, mas podem ser feitos em diversos tamanhos, como, 8 x 4,5cm e até verticalmente, mas saindo do padrão, você pagará mais pelo serviço. As gráficas, sobretudo as rápidas, fazem preços para o tamanho padrão que é reto. Caso seu cartão tenha um corte diferente, um canto arredondado, possivelmente, sairá mais caro.
As informações que devem estar contidas são: nome, ocupação, logo da empresa, telefones para contato, e-mail de contato, endereço e a URL do site. Mais informações são indispensáveis, podendo poluir o cartão.
O tipo de papel, geralmente, é o couché e a gramatura, ou seja, a espessura pode variar, de acordo com a sua necessidade. O que torna a arte do cartão mais atrativa é o acabamento, que pode ser utilizado verniz em algumas partes, por exemplo, no logo ou em algum detalhe do design.
Antes de fechar o arquivo, confira, atentamente, todos os seus dados, pois rasurar um cartão com caneta esferográfica ou colando etiquetas, torna-o amador. Assim como, quando houver a necessidade de entregar um cartão, verifique em que condições o mesmo se encontra. Jamais entregue um cartão amassado, dobrado, sujo e/ou rasgado.
Essas são as técnicas básicas para se elaborar um cartão de visitas. O resto fica por conta de um bom design gráfico, e obviamente, de saber montar o arquivo dentro dos padrões corretos, com marcas de corte, sangria e segurança. Geralmente, as gráficas solicitam que a gente deixe meio centímetro de margem de segurança e a mesma medida de sangria, ou seja, para fora do tamanho do cartão, no caso de cortar alguns milímetros errado.
Por isso, se você não é um profissional de design e busca algo mais profissional, vá atrás de um designer gráfico, que certamente, ele saberá dessas informações todas e buscará um resultado satisfatório para você, cliente.
Designer gráfico? Precisando, só me contatar, rs.
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