Hoje, vou dar uma breve auxílio para fechamento de arquivos no software Illustrator.
Geralmente, quando um arquivo é criado no formato .ai, a gráfica solicita o arquivo fechado na extensão .pdf com as devidas marcações, ou seja, marca de corte e de sangria, além do espaçamento que, nós designers, devemos deixar sempre para margem de segurança.
Bom, após a conclusão e aprovação da arte pelo cliente, iniciamos conferindo o tamanho do arquivo e se o mesmo está em CMYK, modo de impressão.
Feito isso, confira as cores e as fontes. Uma dica, na dúvida em relação ao tamanho ou sobreposição de cores, faça um teste de impressão, somente por precaução.
Transforme as fontes em curva. Para isso, você deve clicar com o botão direito sobre os textos e selecionar a opção "create outline". E verifique se as imagens que estão na arte estão em resolução de 300dpi, no mínimo e em CMYK, e após isso, embutá-as no arquivo, selecionando as mesmas separadamente, uma por vez e clicando no botão EMBED.
O próximos passos acontecem fora da área de trabalho. Selecione o menu FILE e a opção PRINT ou simplesmente, use uma tecla de atalho, o Ctrl + P.
Ao selecionar essa opção uma janela abrirá, onde você poderá definir resolução, marcas de corte, sangria, tamanho do documento, por exemplo.
Siga o passo-a-passo:
Na guia GENERAL (Geral) escolha, na parte superior em printer: Adobe PostScript File (.ps). Abaixo, em PPD, escolha: adoba PDF 9.0.
Na guia MARKS AND BLEEDS (Marcas e sangria), marque todas as opções e onde está Bleeds desmarque a caixinha e coloque quantos centímetros desejar, geralmente, 0,5cm de sangria.
Na guia OUTPUT, em Printer resolution escolha 175/2400dpi e na guia ADVANCED em preset escolha: high resolution.
Volte para a guia GENERAL e escolha o size (o tamanho), colocando custom, ou seja, um tamanho diferente do padrão, diferente de um valor determinado, como no caso de um A3 ou A4.
Salve o arquivo como .ps. Salvando este arquivo, você precisará ter um programa em sua máquina chamado DISTILLER, que é quem irá converter seu postscript em pdf.
Baixe o programa e depois, ao abrir o Distiller, selecione em JOB a opção printer. Arraste o .ps para o distiller e em alguns instantes você terá gerado seu pdf.
Por garantia, visualize o pdf e depois, abra-o no Illustrator para verificar, novamente, tamanho e marcas, além de verificar se realmente está em CMYK.
Diferente do CorelDraw, o Illustrator tem uma série de passos para fechar um arquivo, mas de certa forma, é mais trabalhoso e mais completo que o Corel.
Outra dica, sempre consulte a gráfica, antes de enviar o material, pois há gráficas que não trabalham com alguns formatos, o que fará com que você repense em que software desenvolver a arte e/ou a maneira de fechar, podendo ser até um jpeg em alta resolução. Mas como eu disse, geralmente, o pdf é o formato preferencial quando usamos o Illustrator.
Espero que eu tenha contribuído um pouquinho mais com vocês.
Dúvidas, estou à disposição.
Até o próximo post.
Priscila,
ResponderExcluirMe ajudou muito. Obrigada!
Ibecorp,
ResponderExcluirDisponha.
Fico muito feliz em poder fazer de um hobbie, um auxílio.
Agradeço o feedback.
Um abraço.