terça-feira, 6 de novembro de 2012

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL





Essa é só mais uma das inúmeras tarefas de um (a) designer: manual de identidade de visual.


Pois bem, quando estamos em processo criativo de um logo, após aprovação do cliente, independentemente de ser uma agência ou um freela, é importante que o cliente receba, além do arquivo fonte do logo, mas também o manual de identidade visual.


Mas, o que consta nesse arquivo? Esse manual, pode ser um PDF, é onde existirão particularidades daquele trabalho desenvolvido, no caso, a marca.

Você poderá colocar, por exemplo, em um manual de identidade visual mais básico, os seguintes itens:
  • Tamanho mínimo que a marca pode ser aplicada;
  • Aplicação em fundos variados;
  • A marca em negativo;
  • Apresentar a escala de cores, bem como a família da fonte utilizada;
  • Detalhar em que a marca foi criada e embasada;
  • Colocar as formas que a marca não deve ser utilizada;
  • Colocar a área de não interferência da marca para com qualquer outro objeto em qualquer arte desenvolvida, entre outras informações.

Para montar esse arquivo, o software fica por conta do designer, podendo ser no Corel ou no Illustrator.

O que muitas agências fazem é utilizar sempre a mesma base e só alterar as informações, conforme a nova marca.

No arquivo fonte, você altera e posteriormente, pode gerar um PDF para a empresa. Assim, quando a empresa precisar desenvolver algum trabalho, encaminha esse arquivo para não ter problemas com a marca.

Basicamente é isso, mas na internet você certamente encontrará modelos mais completos e até modelos para download, se assim desejar.

Qualquer dúvida, informação a agregar, encaminhem email ou deixem comentários.
Obrigada.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e em breve, responderei para você.