sexta-feira, 2 de novembro de 2012

FERRAMENTAS PHOTOSHOP PARTE 3



Nessa postagem abordarei mais algumas ferramentas desse software de design. As ferramentas são: CORTE e de FATIA.

Dependendo da versão que você estiver utilizando, as duas estarão separadas naquelas setinhas pretas, conforme já expliquei nas postagens anteriores de Photoshop. Isso acontece, por exemplo, na versão CS4. Já na versão CS3, as ferramentas estão separadas. Contudo, independente de as mesmas estarem juntas ou separadas, vamos a função delas.



A ferramenta de corte, como o nome já diz tem a função de cortar a área de trabalho. Então, vamos supor que a gente tenha criado uma área de trabalho, terminamos o trabalho e ficou uma espaço inutilizado na arte. Sendo assim, podemos cortar aquele espaço, utilizando a ferramenta de corte, cuja tecla de atalho é o "C".

Seu manuseio é simples, bastando segurar o botão esquerdo do mouse, clicar e arrastar. Vale ressaltar que a área selecionada é a que não será cortada, mas sim, a não selecionada. Depois de selecionar a área, dê um ENTER e cortará ou então, clique com o botão direito em cima da seleção e escolha a opção "cortar".

No caso da ferramenta de fatia, você verificará que existe a ferramenta para fatiar e a outra que é uma ferramenta de seleção de fatia, apenas. A tecla de atalho para essa ferramenta é o "K".

Para quem não sabe, essa ferramenta é muito utilizada em layouts de site por quem irá programar, no caso, ou o webdesigner ou o programador. Além disso, essa ferramenta é utilizada também na criação de email marketing.

O manuseio da ferramenta fatia é o mesmo que o de corte; basta que você clique e arraste aonde deseja fatiar, lembrando que as fatias, assim como o corte, são apenas reto.

Depois que você fatiou, você utilizará a ferramenta de seleção de fatia, dará um clique duplo na fatia e uma janela será aberta, onde você colocará o nome da fatia, pois, no momento em que você for salvar esse arquivo, gerando os jpegs, por exemplo, as fatias serão criadas com os nomes que você atribuiu.

Vale lembrar que nessa janela, é possível você ver o posicionamento em "X" e "Y" da fatia, bem como o tamanho da mesma em pixels.

Ao salvar seus arquivos para a WEB, você escolhe a extensão (jpeg, gif ou png), a qualidade e clica em salvar. Uma nova janela será aberta para indicar o local onde tudo será salvo. Note que, um pouco abaixo do local de "nome do arquivo", existe uma opção "Fatias". Nesse local, você pode escolher se salvará todas as fatias ou apenas as selecionadas.

Caso você escolha "fatias selecionadas", na etapa anterior, segurando o SHIFT, você clica em todas as fatias que deseja. Geralmente, essa opção é escolhida quando você precisar alterar alguma fatia nos materiais mencionados anteriormente, caso contrário, optaria por salvar todas as fatias.

Depois disso, clique em salvar. Vá até o local onde salvou as fatias e verá que, o próprio Photoshop terá criado uma pasta "Imagens" com todas as fatias. Se o software estiver em inglês, a pasta que encontrará será "Images".

Essa pasta criada facilita na organização do site ou do email marketing.

Basicamente, essas são as funções e as formas de se trabalhar com essas ferramentas.

Qualquer dúvida, entre em contato.
Obrigada.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e em breve, responderei para você.